domingo, 31 de agosto de 2008

Palco MPB com Ana Cañas


Na próxima segunda-feira, 14 de julho, o projeto “Palco MPB”, recebe uma das vozes mais aclamadas da nova safra da MPB: Ana Cañas. A talentosa cantora paulistana sobe ao palco do Teatro Rival Petrobras para lançar seu álbum Amor e Caos. Apenas as primeiras cem pessoas entrarão gratuitamente. As senhas serão distribuídas no local, a partir das 17h.
Ana Cañas mostra no “Palco MPB” canções de própria autoria, como "Devolve, Moço" – um sucesso no site My Space –, "A Ana" e "Mandinga não", além de regravações de Bob Dylan (Rainy day women), Caetano Veloso ("Coração vagabundo") e Jorge Mautner ("Super mulher"). A cantora apresenta também alguns standards de jazz - estilo que a tornou conhecida na noite.
Além de cantar, Ana Cañas conversa com o veterano locutor Fernando Mansur – mestre de cerimônia do projeto - sobre a turnê, suas experiências, suas carreiras e seus projetos.
A cantora sobe ao palco acompanhada do produtor do seu álbum Alexandre Fontanetti (violão), o co-produtor Fabá Jimenez (guitarrista e diretor musical do show), Adriano Trindade (baterista), Adriano Grineberg (tecladista) e Fabio Sameshima (baixo).
O "Palco MPB" tem um formato que favorece o encontro do artista com seus fãs. O diferencial deste projeto é que além de ser totalmente gratuito, ele transfere para os dias atuais a aura dos programas de auditório da “Época de Ouro do Rádio”. O projeto acontece sempre às segundas-feiras, no Teatro Rival Petrobras e quem perder a gravação do show, pode ouví-la às terças-feiras, às 16h, nos 90,3 MHz. Só este ano já passaram pelo projeto: Seu Jorge, Arlindo Cruz, Fernanda Takai, Maria Rita e Djavan.

sábado, 16 de agosto de 2008

Morre aos 94 anos no Rio o compositor Dorival Caymmi


São Paulo - Morreu, às 6 horas desta manhã de sábado, o cantor e compositor baiano Dorival Caymmi. Ele faleceu em sua casa, no bairro de Copacabana, na zona sul do Rio, aos 94 anos.

O compositor sofria de insuficiência renal e, em razão da idade, já não apresentava uma condição cardíaca favorável. Estava doente desde 2007, permanecendo em internação domiciliar desde dezembro.

Nesta manhã, com insuficiência múltipla dos órgãos, Caymmi sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu. Segundo a filha do compositor, a também cantora Nana Caymmi, o velório do pai será realizado no Cemitério São João Batista, no bairro de Botafogo, também na zona sul, mas ainda não foi confirmado um horário para o sepultamento.

Nascido em Salvador(BA) em 30 de abril de 1914, Dorival Caymmi mudou-se em 1938 para o Rio de Janeiro, onde apresentou-se na Rádio Tupi, cantando uma de suas composições mais conhecidas: "O Que é que a Baiana Tem?", que no filme "Banana da Terra", de 1938, foi interpretada por Carmem Miranda.

Poeta popular, compôs outras obras como "Marina", "Modinha para Gabriela", "Maracangalha", "Saudade de Itapuã", "O Dengo que a Nega Tem", "Rosa Morena). Dorival Caymmi era casado com a cantora Stella Maris.